Parte do comentário do Mestre Afonso, muito pertinente no nosso entender, publicado em sua coluna do jornal "O Tempo" do dia 11/03, antes da publicação do resultado do carnaval BH 2011.
"ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO A – Depois de muitas confusões, idas e vindas, viradas de mesas e outras coisas mais, o Grupo A ficou formado por Unidos Guaranis, Canto da Alvorada, Chame-Chame, Acadêmicos de Venda Nova e Bem-Te-Vi. Como o resultado dos desfiles só vai sair à tarde, tenho meu palpite sobre o que vai acontecer. Em minha opinião Canto da Alvorada e Chame-Chame disputam o primeiro lugar, sendo que eu daria o primeiro lugar à Canto da Alvorada pelo belo desfile realizado e pelo tema escolhido. No terceiro lugar eu colocaria a Bem-Te-Vi e em quarto Acadêmicos de Venda Nova. Mas aqui quero deixar meu protesto contra o regulamento que obriga uma escola a descer para o Grupo B, na minha ótica esta escola será a Unidos Guaranis que fez um dos seus mais belos desfiles em todos os tempos. Nenhuma escola do Grupo B foi melhor que ela e uma delas vai subir por força desse regulamento horroroso que temos. Quer dizer, cai uma escola que fez bonito na avenida e sobe outra que sem entrar em detalhes, não foi melhor que ela em nenhum quesito."
A Associação Recreativa Escola de Samba Unidos Guaranis não é uma escola de samba comum. É uma Escola herdeira de uma tradição maior que ela própria: que remete ao ano de 1938 quando Popó e Chuchu fundaram a Escola de Samba Pedreira Unida, a primeira escola de samba da cidade nascida nesta mesma pedreira.
ResponderExcluirDesde então, ano após ano, estamos conquistando o direito do povo da Pedreira de se fazer presente nos desfiles da cidade. Para nós da Pedreira o desfile de escolas de samba é um dever étnico e um direito cívico, onde conquistamos nossa dignidade e sacramentamos nossa cidadania; dever, direto e conquistas, que hoje estão presentes em todas as comunidades da cidade.
Este presidente tem o orgulho e o dever de agradecer a todos os colaboradores, em nome da associação que preside e da população que ela representa, pelos esforços reunidos para que fosse possível escrevermos mais uma página desta história.
Mário César
Presidente